terça-feira, 6 de dezembro de 2011

O mundo dá voltas

As voltas que o mundo dá!
Ahhh como eu gosto dessa habilidade do mundo, como dizia José Saramago, "Das habilidades que o mundo sabe, essa é a que ele faz melhor." Voltas, rodeios, giros seja lá o que for, a gente não tem que se preocupar com nada, a volta vai ser dada!

Às vezes, volta ao mesmo lugar, enquanto alguns nem saem dali. Ou saem por uns dias, meses, talvez, mas se arrependem de ter o feito e voltam com a intenção de recuperar o tempo perdido. E essa parte é a que eu gosto mais, não é mesmo Thelicianas?! ;P
Mas quem volta tem a certeza de que nada será igual. É como acordar todo dia; cada manhã é diferente. Tem gente que sempre volta. Outros estão em volta. Alguns, às voltas. E há quem vai dar uma volta...
Confesso que gosto desse negócio (que um certo amigo meu, não me escute!). Pra mim, voltar é recomeçar. É fazer de novo, de um jeito diferente. Chegar com a mala em algum lugar conhecido ou não. E ali tocar a sua vida como se fosse a primeira vez. Perdoar as falhas do outro (ou não!) e reconstruir uma união. Acordar todo dia como se acabássemos de nascer.
Às vezes a volta parece um retrocesso. Quando se trata de um retrocesso, nem sempre é bom voltar, às vezes, é melhor dar a volta do lado contrário. Outras vezes, a volta é só uma passagem. Quem sabe dar um tempo pra chuva passar e ver o sol nascer de novo. O legal é conseguir fazer de cada volta algo especial. Como se abrisse um presente nunca ganho antes.
O fato, é que a gente volta o tempo todo, mesmo não querendo voltar. Da universidade, do trabalho. Do futebol. Da casa de, pra casa. Ao mesmo lugar, para o velho amor, pra terra... E é verdade que tem gente que não volta. Porque não deu, não quis, não teve coragem. E ainda há aqueles que abandonam o percurso no meio do caminho.
Estar em volta é circundar. É como a criança ao redor do bolo. A volta faz parte da vida. Eu costumo oscilar, assim como todo mundo. Tem hora que há um parêntese em aberto pra caso um dia queira voltar. E tem hora que o recúo dado em algum momento, faz com que a volta, nunca seja dada no mesmo sentido. Contudo, mesmo tendo vontades e objetivos, a volta é muito obscura. Pra onde se vai, é difícil saber. O fato é que o mundo vai girar. E não há como parar o tempo e cristalizar o que nos enche de êxtase, infelizmente. Porque essa é a ordem natural das coisas. A Terra gira em torno do Sol e nós giramos em torno de nós mesmos, sem descanso. =)

(*) Citações de Martha Medeiros e José Saramago

4 comentários:

  1. Fato que essa habilidade do mundo é das mais interessantes! Até mesmo irônica, algumas vezes.
    Mas como você bem disse, cada volta é única e sempre temos a chance de fazer diferente, pra melhor ou pior.
    Por mim, só quero poder andar, andar, andar, mas sempre dar um jeitinho de voltar pra ficar um tempinho, um dia que seja, ao lado dos amigos que moram longe e família.
    Daqui uns dias tô de volta aí, baby! Me espera que eu tô chegando! ;)

    ResponderExcluir
  2. É verdade claudia, aaah as voltas que a vida dá.
    E confesso que eu grado mtoooo disso!
    E vc tbm ne? ahaha
    principalmente qdo a vida volta feito um cachorrinho com o rabo entre as pernas, se é que vc me entende...
    É isso ae!

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. ahuhauahuahuahuah... se eu pudesse curtir comentários no blog, curtiria o seu e mais de mil vezes, Cláudia!
    =)
    E Zan, tô sempre aqui, te esperando, tchuris! ;D

    ResponderExcluir